Blog criado para troca de informações com aqueles que participam do processo educativo do nosso país.
sábado, 21 de julho de 2012
ESCOLA ESTADUAL LUIZ AUGUSTO AZEVEDO DE MENEZES
PROF. LENILDA FRANÇA
PROJETO “MINHA ESCOLA, MINHA CARA”
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ESCOLA LIMPA
CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO
Mostrar aos alunos a importância da higiene mental, pessoal, do ambiente familiar e da escola, para melhorar suas condições de vida.
Conteúdo
- Lixo e Reciclagem.
Tempo estimado
Quatro aulas.
Anos
1º, 2º e 3º.
DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS COMPORTAMENTAIS
Que primeiramente os alunos valorizem a sociabilidade e a higiene, e adotem modos de agir tais como:
• jogar lixo no lixo;
• organizar as carteiras na sala;
• limpar a lousa;
• manter as carteiras, o chão, e as paredes limpas;
• preservar os trabalhos expostos pelos colegas.
De forma a preservar o ambiente e o patrimônio escolar como forma de melhorar suas condições de vida, estendendo-se a família e a comunidade.
ELEIÇÃO E PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS INCLUINDO A AVALIAÇÃO
• Pesquisa diagnóstica referente a higiene e limpeza da escola;
• Montagem de um painel (digitalizado), destacando as reivindicações dos alunos, para dirigir novas ações;
• Limpeza dirigida e contínua;
• Confecções de banners (produção no computador) com frases significativas incentivando o processo de valorização pessoal;
• Implementação de lixeiras seletivas nos corredores da escola.
AVALIAÇÃO
A avaliação dos alunos será medida pela mudança comportamental dos mesmos.
Onde:
• As serventes observarão as salas após cada período e pontuarão as mesmas de acordo com o grau de limpeza e organização;
• Será feito um painel com as notas dadas, possibilitando os próprios alunos a auto-avaliação;
• Observaremos a reação dos alunos da sala na distribuição das tarefas.
SELEÇÃO E PREPARAÇÃODE MATERIAIS/RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
• Questionários
• Cartazes
• Banner;
• Lixeiras;
• Exposição dos trabalhos feitos
• Palestras distribuição de folhetos
• Campanhas educativas e preventivas
• Relatórios
• Redações, textos, filmes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário