sábado, 21 de julho de 2012

ESCOLA ESTADUAL LUIZ AUGUSTO AZEVEDO DE MENEZES PROF. LENILDA FRANÇA PROJETO “MINHA ESCOLA, MINHA CARA” SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ESCOLA LIMPA CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO Mostrar aos alunos a importância da higiene mental, pessoal, do ambiente familiar e da escola, para melhorar suas condições de vida. Conteúdo - Lixo e Reciclagem. Tempo estimado Quatro aulas. Anos 1º, 2º e 3º. DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS COMPORTAMENTAIS Que primeiramente os alunos valorizem a sociabilidade e a higiene, e adotem modos de agir tais como: • jogar lixo no lixo; • organizar as carteiras na sala; • limpar a lousa; • manter as carteiras, o chão, e as paredes limpas; • preservar os trabalhos expostos pelos colegas. De forma a preservar o ambiente e o patrimônio escolar como forma de melhorar suas condições de vida, estendendo-se a família e a comunidade. ELEIÇÃO E PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS INCLUINDO A AVALIAÇÃO • Pesquisa diagnóstica referente a higiene e limpeza da escola; • Montagem de um painel (digitalizado), destacando as reivindicações dos alunos, para dirigir novas ações; • Limpeza dirigida e contínua; • Confecções de banners (produção no computador) com frases significativas incentivando o processo de valorização pessoal; • Implementação de lixeiras seletivas nos corredores da escola. AVALIAÇÃO A avaliação dos alunos será medida pela mudança comportamental dos mesmos. Onde: • As serventes observarão as salas após cada período e pontuarão as mesmas de acordo com o grau de limpeza e organização; • Será feito um painel com as notas dadas, possibilitando os próprios alunos a auto-avaliação; • Observaremos a reação dos alunos da sala na distribuição das tarefas. SELEÇÃO E PREPARAÇÃODE MATERIAIS/RECURSOS A SEREM UTILIZADOS • Questionários • Cartazes • Banner; • Lixeiras; • Exposição dos trabalhos feitos • Palestras distribuição de folhetos • Campanhas educativas e preventivas • Relatórios • Redações, textos, filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário